Por:

Previsões Financeiras para 2017.

Por:

Previsões Financeiras para 2017.

dica_aposentadoria

Por:

Por:

Final de Ano chegando e há 2 temas infalíveis para esta época: a retrospectiva de 2016 e as previsões para 2017. Só para não contrariar a tradição, vamos aqui fazer algumas Previsões Financeiras para 2017. Leia com atenção, pois elas podem mudar radicalmente as suas finanças pessoas para este novo ano … e para melhor!

Não, ainda não temos o poder da vidência nem contratamos nenhum oráculo em nossa equipe. Assim, infelizmente não vamos dar ‘respostas prontas’ a perguntas difíceis como:

  • – Qual vai ser a cotação do dólar em 2017?
  • – Em quanto vai estar o IBOVESPA no final do próximo ano?
  • – O mercado de imóveis vai voltar aos níveis pré-crise?

Vamos deixar isso para os economistas profissionais. Aliás, mesmo para eles, responder a estas perguntas já é algo quase impossível.

O que queremos aqui é descrever algumas situações financeiras pelas quais você deverá passar e que exigirão escolhas não tão fáceis. E o seu comportamento com relação a estas escolhas podem sim influenciar muito a sua situação financeira.

dica_aposentadoria_interior

1. Se a economia melhorar um pouco, você irá ficar tentado a gastar mais.

Ainda é cedo para saber se 2017 será o ano da virada, em termos econômicos. Mas há sim uma chance de que as coisas melhorem. E caso isso ocorra, não é muito difícil de adivinhar qual será a sensação da maioria das pessoas: todo mundo ficará muito otimista!

E o otimismo gera confiança no futuro, o que por sua vez aumenta a vontade de consumir e gastar mais!!

Se este sentimento tomar conta de você, cuidado. Faça bem as contas, não gaste mais do que pode e lembre-se de ser um pouco menos otimista nestes casos.

2. Você vai fazer um Orçamento Doméstico logo no início de 2017. Mas depois disso, nunca mais vai usá-lo.

Eu diria que fazer uma dieta é mais fácil que elaborar um Orçamento e realmente manter o acompanhamento e controle dos valores orçados e reais.

Mas esta é uma previsão que deve ser desafiada! Se você conseguir ao menos fazer um Orçamento, isso já um passo enorme rumo à uma boa Educação Financeira. Ao menos você já terá uma ideia de quanto pode gastar por mês.

3. Você vai trocar de telefone celular em 2017.

O telefone celular não deveria ser um item descartável, mas muita gente parece que o considera como algo ‘quase descartável’. E querem trocar por um outro assim que sai alguma novidade tecnológica, com mais memória, mais tela, mais ‘pixels’ na câmera, mais ‘glamour e status’ … e mais caro.

Tente fugir desta e deixar esta troca para 2018!

4. Você vai continuar não entendendo o que a SELIC tem a ver com a volatilidade do preço do Tesouro Direto.

Conseguiu entender algo do que está escrito acima? Se sim, parabéns!

Se não, aproveite 2017 para mergulhar mais neste oceano de informações que é o tema dos Investimentos. Você pode ter certeza que não será um tempo perdido.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: