Por:

Com as recentes reduções da taxa Selic, a poupança voltou a registrar captação líquida de recursos. Parte disto, se deve à perda de atratividade dos Fundos DI, com muitos destes passando a render menos do que a poupança. Entretanto, ainda há fundos DI que rendem mais do que a poupança e o segredo é olhar para a taxa de administração.

Para ajudar nossos leitores, preparamos uma comparação com as projeções de rentabilidade da poupança e de fundos DI com diferentes taxas de administração. Como pressupostos, assumimos uma taxa Selic constante para todo o período de análise e uma diferença de 0,11 pontos percentuais entre a taxa Selic e a taxa CDI (ou seja, se a taxa Selic meta é 7,5% ao ano, a taxa CDI considerada foi de 7,39% ao ano). Além disto, para a projeção de rentabilidade dos fundos, assumimos uma rentabilidade bruta de 102,2% do CDI. As rentabilidades dos fundos já se encontram líquidas de imposto de renda (sempre pela alíquota referente ao prazo) e da taxa de administração.

Com a Selic em 7,5% ao ano, apenas um fundo com taxa de administração de 0,5% ao ano (ou menos) rende mais do que a poupança para qualquer prazo. Vale sempre lembrar que o fundo ainda leva a vantagem de ter a rentabilidade sendo apropriada diariamente, enquanto a poupança só apropria a rentabilidade na data de aniversário. No gráfico abaixo, podemos observar as rentabilidades projetadas para períodos entre 1 e 36 meses. É interessante observar que um fundo DI com taxa de administração de 1% ao ano (e que rendia bem mais do que a poupança até pouco tempo atrás), em um cenário com a taxa Selic em 7,5% ao ano, rende menos do que a poupança em quase todos os períodos. Apenas para o período de 36 meses, a rentabilidade do fundo supera ligeiramente a da poupança (16,62% x 16,59%).

 

Poupança ou Fundo DI - Taxa Selic 7,5%
Poupança ou Fundo DI – Taxa Selic 7,5%

 

A expectativa do mercado para a próxima reunião do COPOM, a ser realizada em 6 de dezembro de 2017, é que ocorra uma nova diminuição da taxa Selic para 7% ao ano. Neste caso, assumindo as mesmas hipóteses anteriores, o fundo DI com taxa de administração de 1% ao ano já não irá superar a poupança para o prazo de 36 meses.(15,25% x 15,43%), como ilustrado no gráfico seguinte. O fundo DI com taxa de administração de 0,5% ao ano, no entanto, continuará rendendo mais do que a poupança.

 

Poupança ou Fundo DI - Taxa Selic 7,0%
Poupança ou Fundo DI – Taxa Selic 7,0%

 

E para 2018? Para alguns analistas de mercado, há espaço para a taxa Selic chegar a 6,5% ao ano. Neste cenário, o fundo DI com taxa de administração de 0,5% ao ano ainda levará vantagem (menor, é verdade) sobre a poupança. Acompanhe as projeções para este cenário no gráfico seguinte.

 

Poupança ou Fundo DI - Taxa Selic 6,5%
Poupança ou Fundo DI – Taxa Selic 6,5%

 

Com isto, não faça como muitos investidores, que estão migrando seus recursos para a poupança. Seu futuro estará mais tranquilo se você procurar por fundos DI com taxas de administração abaixo de 0,5% ao ano. Em corretoras independentes, é possível encontrar fundos DI com taxas de 0,2% ou 0,3 % ao ano e podem ser acessados com uma aplicação inicial de R$ 3.000.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: