Por:

4 Maneiras de perder todo o seu dinheiro de uma hora para outra!

Rendimento real do CDI e da Poupança - Janela de 12 meses

Por:

4 Maneiras de perder todo o seu dinheiro de uma hora para outra!

Rendimento real do CDI e da Poupança - Janela de 12 meses

Por:

Por:

Quem fica rico ou consegue juntar uma boa reserva financeira dificilmente pensa na possibilidade de perder todo (ou grande parte) de seu dinheiro rapidamente. Realmente isto não é algo corriqueiro, já que quem poupa bem normalmente tem uma boa Educação Financeira. Mas exceções sempre existem.

Há casos sensacionais de celebridades que perderam toda a sua riqueza inesperadamente. Mas não é preciso ser famoso para passar por uma situação destas. Por isso, listamos alguns cenários onde você pode perder uma parcela significativa de seu patrimônio.

1. Ganhar na loteria.

Este é um fato que deveria só aumentar a riqueza das pessoas … e em um primeiro momento isso realmente acontece. O problema é que muitos ganhadores não estão preparados para ter tanto dinheiro assim … e o quem vem fácil, vai fácil. Tanto que uma estatística indica que cerca de 1/3 dos ganhadores de loteria voltam a ficar pobres.

perder_dinheiro_interior

Existe a impressão de que o dinheiro nunca vai acabar e o nível de gasto aumenta muito. Além disso, neste momento há sempre os golpistas que se disfarçam de amigos para poder aproveitar da situação.

E podemos extrapolar este cenário para qualquer situação onde a pessoa ganha muito dinheiro inesperadamente: pode ser uma herança boa ou ganho inesperado no mercado de ações.

Por isso, antes de ficar rico, não esqueça de aprender a lidar com tanto dinheiro!

2. Entrar em uma pirâmide financeira.

As pirâmides prometem grandes retornos financeiros, de forma fácil e garantida. E muita gente acaba se deixando levar pelo ‘canto das sereias’.

O fato é que nestes casos você pode perder todo o seu dinheiro investido. Não estamos falando de uma perda de 10% ou 20%, que certamente já é algo ruim. Você pode ficar literalmente com zero no seu bolso.

3. Mania de Empreendedor.

Ser empreendedor é algo fantástico e incentivamos a todos a seguir este caminho. Mas é preciso estar muito consciente dos riscos associados: você pode perder todo o seu dinheiro e até ficar com dívidas.

Preparação, força de vontade, resiliência e “Business Plan” são palavras que todo empreendedor escuta antes de abrir o seu próprio negócio. O que você deve também saber é que, mesmo seguindo todas as dicas e fazendo toda a preparação necessária … tudo pode dar errado.

Outra dica é a escolha do seu sócio: ele pode ser o seu maior aliado no negócio, mas também pode lhe causar um grande prejuízo. Ter sócios de boa-fé é uma condição imprescindível para começar qualquer empresa.

Por isso, entenda bem qual o nível de perda que é aceitável para você antes de se aventurar no mundo dos novos negócios.

4. Divórcio.

O fim de um casamento pode sim custar uma boa parte de seu patrimônio.

É claro que, se o casal (ou ex-casal) é formado por pessoas honestas e “do bem”, a chance de um divórcio justo é bem maior. Mas os casos de divórcio nos dizem que nem sempre conhecemos bem as pessoas com quem casamos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: