Por:

Como comparar as taxas de juros cobradas pelas Instituições Financeiras?

Por:

Como comparar as taxas de juros cobradas pelas Instituições Financeiras?

comparar_taxas

Por:

Por:

Não consegue se livrar do cheque especial, do parcelamento das contas do cartão ou do financiamento pessoal? Bem, já demos várias dicas de como sair desta situação, mas colocar as finanças em dia pode levar um tempo. Assim, enquanto isso não acontece, o negócio é buscar as menores taxas de juros. Mas, como e onde encontrar este tipo de informação?

A forma tradicional de buscar o melhor financiamento é a boa e velha pesquisa. Você pode visitar pessoalmente as diversas instituições financeiras ou mesmo fazer algumas ligações. Isso se você tiver tempo de sobra!

comparar_taxas_interior

Outra boa opção é dada pela ‘parceria’ do Banco Central com a internet. Isso mesmo: o Banco Central mantém uma página na web onde é possível comparar os juros cobrados em vários tipos de financiamento. E não só isso, ele também demonstra as taxas de juros cobradas por instituição financeira.

Não acredita? Então vamos a alguns exemplos.

Esta é a página inicial denominada “Taxas de juros de operações de crédito”.

tx01

 

Note que há vários tipos de Financiamentos listados. E, também há uma distinção entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, ou seja, este comparador também vale para empresas que precisam de dinheiro emprestado.

Vamos supor que você esteja interessado em comparar as taxas de juros cobradas no Cheque Especial. É só clicar no link correto e você terá uma lista das instituições financeiras e os juros cobrados:

tx02

 

Note que há a informação do período da pesquisa efetuada (normalmente bem recente), bem como a modalidade de financiamento.

Analisando esta lista, vemos que as diferenças podem ser enormes! Neste caso, começando em 20,30% ao ano e chegando a incríveis 477,40% ao ano!

Podemos ver que algumas instituições financeiras de pequeno e médio porte trabalham com taxas de juros mais baixas, mas, na maioria destes casos, elas aceitam apenas um determinado perfil de cliente e não estão abertas para o público em geral. No entanto, é possível observar que há diferenças significativas nas taxas de juros dos grandes bancos de varejo.

Mas, nem tudo é tão fácil! Esta é uma média de juros, assim elas podem variar dentro da mesma instituição financeira. Cada banco pode atribuir taxas de juros diferentes a seus clientes, dependendo do perfil, do relacionamento e do grau de risco de cada um.

Assim, use esta lista como uma primeira pesquisa, fácil e rápida! Mas não deixe de ligar ou visitar pessoalmente algumas destas instituições em busca de mais informações!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: