Se você já usa o Minhas Economias, veja como facilitar a sua vida na hora de importar o seu extrato bancário, a fatura do cartão de crédito etc. Se você ainda não usa, saiba como migrar suas informações de modo rápido e ágil.
No Minhas Economias, você pode importar o extrato bancário dos principais bancos brasileiros a partir de arquivos com as seguintes extensões: .qif, .ofc, .ofx e .txt. No caso de planilhas eletrônicas Excel, a importação é feita a partir de um modelo-padrão, usando apenas três campos: Data, Descrição e Valor (negativo para despesas e positivo para receitas).

 

FILTRO DE CATEGORIAS FACILITA O DIA-A-DIA
Como não é possível importar as categorias diretamente, a funcionalidade de Filtros de Categorias facilita bastante não só as importações de transações como também as inclusões realizadas manualmente.

Para acessar a funcionalidade de Filtros de Categorias, acesse o menu Configurações ou então o ícone de filtro, que fica no alto à direita da página Transações (Figuras 1 e 2).

Filtros de categorias

Figura 1

 

Figura 2

Figura 2

 

Ao acessar o Filtro de Categorias, basta clicar em “Criar filtro” (Figura 3) e digitar as palavras-chaves a serem relacionadas às categorias ou sub-categorias (Figuras 4 e 5).

 

Figura 3

Figura 3

 

Figura 4

Figura 4

 

Figura 5

Figura 5

 

Após a criação de todos os filtros, é possível gerenciá-los a partir da própria página (Figura 6). Este trabalho todo será recompensado pois, para as transações com palavras-chaves já inseridas no Filtro de Categorias, não será preciso se preocupar em categorizá-las. A ferramenta fará isto de forma automática tanto na importação quanto na inclusão de lançamentos. Vale ressaltar que isto vale apenas para a versão web. Os aplicativos ainda não contam com esta funcionalidade.

 

Figura 6

Figura 6

 

IMPORTAÇÃO DE TRANSAÇÕES
Para aqueles que já possuem categorias em seu arquivo de importação, como aparece na Figura 7, a dica é concatenar a categoria com a descrição, de modo que ambas as informações apareçam no campo descrição do arquivo de importação (Figura 8).

 

Figura 7

Figura 7

 

2014-04-09 19.31.22

Figura 8

Com a planilha de importação já preparada (procure importar os lançamentos em lotes de, no máximo, 300 transações, para que o processo de upload não demore demais), basta seguir as instruções de importação (Figuras 9, 10 e 11).

 

Figura 9

Figura 9

 

Figura 10

Figura 10

 

Figura 11

Figura 11

 

Após o upload do arquivo de importação, a ferramenta exibe uma mensagem no topo da página. Basta clicar em “aqui” (Figura 12) para continuar o processo de importação.

 

Figura 12

Figura 12

 

Após o clique, a ferramenta exibirá uma janela com as transações importadas. É possível revisar e alterar as transações, caso necessário (Figura 13).

 

Figura 13

Figura 13

 

CONSULTA POR CONTA E/OU CATEGORIA
Concluída a importação, é possível realizar consultas, gerar relatório e gráficos, e exibir informações de uma conta e/ou categoria (pode ser também um conjunto de contas e categorias) clicando nos respectivos check-boxes que aparecem à esquerda de cada conta e categoria nos boxes que ficam na lateral esquerda da tela (Figura 14)

 

Figura 14

Figura 14

 

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para contato@minhaseconomias.com.br