Por:

3 mitos sobre a Aposentadoria que você deve abandonar!

Por:

3 mitos sobre a Aposentadoria que você deve abandonar!

mitos_aposentadoria

Por:

Por:

Passei a minha vida inteira escutando meus pais dizendo que, quando a aposentadoria chegasse, eles finalmente poderiam descansar! Bem, no caso particular deles, este plano acabou se concretizando de uma maneira até que razoavelmente boa. Entretanto, nem sempre é assim.

A ideia de que a Aposentadoria é o tempo do descanso e do relaxamento está ficando cada vez mais para trás. Em primeiro lugar, é preciso muito planejamento, esforço e economia durante toda a nossa vida para que tenhamos uma boa reserva em nossa fase mais idosa.

E, depois, a ‘velhice’ de hoje em dia não é mais como a de antigamente! Estamos vivendo cada vez mais, as despesas com saúde estão cada vez maiores e os planos de previdência já não garantem um bom valor de retirada mensal.

O que fazer então? Para começar, que tal deixar de lado algumas crenças e ideias erradas sobre a Aposentadoria? Vamos listar 3 delas:

1 – A Aposentadoria será como estar de férias todos os dias.

Você pode até achar loucura o que vou te dizer, mas ninguém consegue passar todos os anos da Aposentadoria como se fossem férias. Em algum momento (isto pode ser alguns dias, semanas ou meses … mas não anos), você ficará entediado de tanto não fazer nada. E, começará a procurar alguma coisa mais ‘produtiva’ para fazer.

mitos_aposentadoria_interior

Se você estiver financeiramente estável, provavelmente procurará algum ‘hobby’, trabalho voluntário ou algo que o motive a acordar todos os dias. Ou seja, pode não ser um trabalho remunerado.

No entanto, se você ficar sentado assistindo televisão, olhando a praia ou bebendo cerveja todo dia, a sua saúde física e mental se degradará rapidamente e a sua velhice provavelmente terminará mais cedo (ou sem poder aproveitá-la devidamente).

Portanto, já vá pensando no que vai fazer quando chegar a hora de ‘parar de trabalhar’!
Há, porém, um outro cenário bem pior! Caso você não tenha se preparado financeiramente, acabando sem ter uma renda extra, vai precisar trabalhar até o último dia de vida ou depender de caridade…

2 – Os Planos de Previdência serão o meu sustento na Aposentadoria

Ter um ou mais planos de previdência sem dúvida é uma boa alternativa para ter uma renda no final da vida. Mas, lembre-se que isto não lhe trará nenhuma garantia!

A maioria dos Planos atuais não é vitalícia, ou seja, eles basicamente lhe devolvem o dinheiro investido com juros e menos as taxas. Mas, e se você for muito forte e saudável e viver 105 anos? Pode ser que o dinheiro da Previdência acabe antes.

É preciso antão ter um Planejamento para a Aposentadoria, não simplesmente ter Planos de Previdência. Coloque tudo no papel, faça as contas e entenda os riscos que você estará correndo.

3 – Planos de Saúde garantirão a minha vida saudável.

Novamente, Planos de Saúde são muito importantes, principalmente nesta fase da vida. Porém, lembre-se que os custos dos Planos só aumentam e há muitos medicamentos e procedimentos que não são cobertos.

Na hora de fazer o seu Planejamento para a Aposentadoria, leve em conta que você terá gastos adicionais além da mensalidade do Plano de Saúde.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: