Passei a minha vida inteira escutando meus pais dizendo que, quando a aposentadoria chegasse, eles finalmente poderiam descansar! Bem, no caso particular deles, este plano acabou se concretizando de uma maneira até que razoavelmente boa. Mas nem sempre é assim.

A ideia de que a Aposentadoria é o tempo do descanso e relaxamento está ficando cada vez mais para trás. Em primeiro lugar, é preciso muito planejamento, esforço e economia durante toda a nossa vida para que tenhamos uma boa reserva em nossa fase mais idosa.

E depois, a ‘velhice’ de hoje em dia não é mais como antigamente: estamos vivendo cada vez mais, as despesas com saúde estão cada vez maiores e os planos de previdência já não garantem um bom valor de retirar mensal.

O que fazer então? Para começar, que tal deixar de lado algumas crenças e ideias erradas sobre a Aposentadoria? Vamos listar 3 delas:

1 – A Aposentadoria será como estar de férias todos os dias.

Você pode até achar loucura o que vou te dizer, mas ninguém consegue passar todos os anos da Aposentadoria como se fossem férias. Em algum momento (isto pode ser alguns dias, semanas ou meses … mas não anos), você ficará entediado de tanto não fazer nada. E começará a procurar alguma coisa mais ‘produtiva’ para fazer.

mitos_aposentadoria_interior

Se você estiver financeiramente estável, provavelmente procurará algum ‘hobby’, trabalho voluntário ou algo que o motive a acordar todos os dias. Ou seja, pode não ser um trabalho remunerado.

Mas se você ficar sentado assistindo televisão, olhando a praia ou bebendo cerveja todo dia, a sua saúde se degradará muito rapidamente e a sua velhice terminará bem mais cedo.

Portanto, já vá pensando no que vai fazer quando chegar a hora de ‘parar de trabalhar’!
Mas há um outro cenário bem pior: se por acaso você não se preparou financeiramente e não tem como viver sem ter uma renda extra. Aí é trabalho mesmo!

2 – Os Planos de Previdência serão o meu sustento na Aposentadoria

Ter um ou mais planos de previdência sem dúvida é uma boa alternativa para ter uma renda no final da vida. Mas lembre-se que isto não lhe trará nenhuma garantia!

A maioria dos Planos atuais não é vitalício, ou seja, eles basicamente lhe devolvem o dinheiro investido com juros e menos as taxas. Mas e se você for muito forte e saudável e viver 105 anos! Pode ser que o dinheiro da Previdência acabe antes.

É preciso ter um Planejamento para a Aposentadoria, não simplesmente Planos de Previdência. Coloque tudo no papel, faça as contas e entenda os riscos que você estará correndo.

3 – Planos de Saúde garantirão a minha vida saudável.

Novamente, Planos de Saúde são muito importantes, principalmente nesta fase da vida. Mas lembre-se que os custos dos Planos só aumentam e há muitos medicamentos e procedimentos que não são cobertos.

Na hora de fazer o seu Planejamento para a Aposentadoria, leve em conta que você terá gastos adicionais além da mensalidade do Plano de Saúde.